Verde

Verde

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aquecimento global

Gilliard Brasilino de Morais
Engenharia Ambiental 2011.1



Nesta postagem procurei mostrar de forma mais clara e detalhada os efeitos e causas do aquecimento global, e todas as alterações que já são mais do que perceptíveis aos nossos olhos. Vejamos:
1. Causas principais
1.1 Ação antrópica
• Constante impermeabilização dos solos: A pavimentações de ruas e avenidas é algo que muito se cobra aos governos, porém não paramos para pensar nas consequências que isso pode trazer ao meio ambiente, não estou aqui afirmando que sou um radicalista, porém penso que sempre existi uma maneira mais sustentável de trazer até nós certa comodidade sem ter que agredir, de forma tão direta e irracional, o meio ambiente. Uma coisa é fato: São Paulo, nossa capital “desenvolvida”, conhecida também como “selva de pedra”, já sofre e muito com a impermeabilização dos solos; uma prova é que uma simples chuva para nós de 90 mm, lá é uma tsunami que destrói moradias e vidas.
• Queima de gases de combustíveis fósseis: A queima de materiais como gás natural, petróleo e carvão mineral produzem gases nocivos à nossa atmosfera como o dióxido de carbono (CO2), o *metano (CH4) e o oxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares na nossa atmosfera.
• Desmatamentos: Para mim este é o pior de todos! Primeiramente, não querendo ser petulante, quero fazer uma crítica a respeito do que nos está sendo passado (no que diz respeito a fatores que degradam o meio ambiente). Muito temos visto a respeito da degradação ambiental no quesito industrial e no nosso modelo capitalista, porém não somente as indústrias que produzem nossos bens de consumo são fatores poluentes. O que está acabando com nosso ecossistema não é somente o fato de emissão de gases nocivos à nossa atmosfera, e também à nossa saúde, expelidos por indústrias, existe mais! Vejo que estamos esquecendo do que acontece com nossa floresta! O desmatamento sem dúvida é um grande vilão, pois sem contar no déficit que temos quando na perda do verde (que representa ar puro para nós), ainda somos prejudicados em emissão de CO2, assoreamento dos rios e o empobrecimento dos solos. Sim mais onde quero chega com todo esse falatório? A minha crítica vai para o maior agente causador desse desmatamento! Dados mostram que grande parte, uma grade parte mesmo, da área desmatada da Amazônia da lugar à pecuária e pastagem, é isso mesmo! Nossa floresta esta sendo ocupada por boi e comida para ele, e pouco se é falado sobre isso, não sei se por questões de se estar falando sobre um hábito humano ou se por questão de descaso! É interessante ressaltar que o segundo maior causador do efeito estufa no Brasil é o gás metano(CH4) e o maior agente liberador do mesmo são os bois, que em grande parte não são consumidos aqui no nosso país! Outro dado indispensável é que o preço dessa carne é ditado pelo exterior, e nele não está incluso o desmatamento, as queimadas e essas emissões de gases que fazem parte dessa equação. Veja isto: para cada 1 Kg de carne desse boi são necessários 5.000 litros de água e esse custo também não está incluso! Com isso fica a pergunta: Será que para se ter um modelo mais sustentável de vida humana é preciso simplesmente agir com veemência em indústrias ou será necessário haver uma maior conscientização do nosso modelo de vida como um todo, não somente no que diz respeito a bens de consumo?


O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.


Consequências do Aquecimento Global
As causas do aquecimento global são muito pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a interglacial, sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.


Efeito de Estufa
O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neve que cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.


O Degelo provocado pelas Alterações Climáticas
Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme o documento, as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta tem que ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta seja atingida, o principal é os Estados Unidos.

Atualmente os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.
 O gás metano apesar de ter um período curto no que diz respeito a sua ação nociva, em relação ao dióxido de carbono, ele é 20 vezes mais prejudicial do que este.

Por Wagner de Cerqueira e Franscisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

2 comentários:

  1. Gilliard Brasilino, tente se empenhar mais no seu blog, não esqueça que é um modo de avaliação mais que isso ele é o meio para você expressar sua opinião.

    Espero que atualize seu blog e publique as matérias sugeridas em aula. (M.V)

    ResponderExcluir
  2. “Economia verde” é o tema do 3º Fórum de Ideias Inovadoras da AL

    A Assembleia Legislativa inicia a Semana do Meio Ambiente com o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), que nesta 3ª edição terá como tema “Economia verde: uma agenda nas esferas públicas e privadas”.

    O evento ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio, a partir das 9h, no Plenário 13 de Maio. O FIP – promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) – irá discutir uma maneira possível de construir uma agenda de sustentabilidade a partir de uma racionalidade socioambiental, levando em consideração os custos e os impactos na economia.

    Durante os dois dias de debates, personalidades das áreas da política, economia e meio ambiente discutirão sobre a relação entre a sustentabilidade e o desenvolvimento. O presidente da Casa, Roberto Cláudio (PSB), abrirá o evento. Em seguida, o ex-deputado federal Ciro Gomes comandará a palestra “Desenvolvimento sustentável e políticas públicas”.

    Ainda pela manhã, o consultor da Waycarbon, Henrique Pereira, falará sobre “Mercado de carbono para entidades públicas e privadas”. O presidente do Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente (Conpan), Paulo Henrique Lustosa, encerrará a programação da manhã com a palestra “Um novo desafio para o desenvolvimento”.

    Às 15h, no Complexo de Comissões da Casa, o presidente da Embrapa, Luciano Matos, falará sobre o “Pagamento por serviços ambientais”. Para encerrar o primeiro dia de palestras, o assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antonio Rocha Magalhães, debaterá sobre mudanças climáticas.

    Já na terça-feira (31), o Fórum realizará palestra, a partir das 9h, no Complexo de Comissões da Casa, com o tema “Sustentabilidade: um novo jeito de fazer negócios”, com exposição do gerente executivo de desenvolvimento sustentável no Banco Santander, Sandro Marques. Às 9h50, o coordenador de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Virgilio Gibbon, vai falar sobre o mercado de créditos de carbono. O encerramento da 3ª edição do FIP será feito pelo coordenador da Rede Brasileira e Internacional de Ecossocialistas (Rebrip), Pedro Ivo, que vai proferir palestra sobre a “Rio+20 e a Economia Verde”.

    “Queremos debater como construir no semiárido brasileiro um desenvolvimento mais harmonioso das pessoas e suas relações com o conjunto do mundo natural. Trata-se em síntese de encontrar caminhos para uma reconciliação entre economia e ecologia”, explicou o presidente do Inesp, Paulo Linhares.

    O Fórum de Ideias Inovadoras é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas no Portal da AL ou pelo telefone (85) 3277.3704/3740.
    JU/LF

    ResponderExcluir